Vacina da Dengue

🦟 Estamos travando uma verdadeira batalha contra o Aedes aegypti! Nosso estado declarou inclusive, situação de emergência devido a recente alta no número de casos de dengue e de chikungunya.

Infelizmente, as doenças não têm tratamento específico, e seu manejo é baseado em redução da transmissão, que mira na eliminação ou redução do mosquito Aedes aegypti, no uso de repelentes e, recentemente, na vacinação! 🙌

💉 Na rede particular, temos 2 opções de vacinas seguras e que estão licenciadas em nosso país: a QDENGA®️ e a Dengvaxia©️ (Sanofi).

✅ Para crianças, a SBP sugere o uso preferencial da vacina QDENGA©️, pelo menor número de doses e término do esquema vacinal em menor tempo e pela não necessidade de comprovação de infecção prévia pela dengue para sua administração. Ela pode ser usada na faixa etária entre 4 e 60 anos.

🛡 Sua eficácia contra hospitalizações chega a 84,1%, e é melhor justamente contra os sorotipos 1 e 2, os mais prevalentes no Brasil. Ela exige duas doses com três meses de intervalo, mas já oferece uma boa proteção após a primeira dose. 🦠 Como é uma vacina de vírus vivo atenuado, está contraindicada para gestantes, mulheres amamentando e pessoas com imunodeficiência.

💉 Em breve, o SUS iniciará também a aplicação na rede pública, incialmente, para jovens de 10 a 14 anos. 🙏

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942