Nutrição Precoce

👅 São as preferências gustativas que irão orientar as escolhas alimentares das crianças, afetando sua saúde e qualidade de vida!

🤱🍽 Na transição da dependência do leite materno para os alimentos habituais, os animais de uma maneira geral aprendem a saborear alimentos de forma independente, consumindo alimentos nutritivos ou evitando e rejeitando substâncias perigosas.

🍧 Dessa forma, as preferências por sabores-chave, como o doce, são vistas como inatas, mas podem ser influenciadas pela experiência no início da vida. Mesmo em bebês humanos, as primeiras experiências gustativas modulam as preferências alimentares mais tarde na vida.

📚 Um novo estudo trouxe esse conceito para o nível científico e mostrou que existe de fato uma forte relação entre o que comemos no início da vida como bebês ou crianças pequenas, e as preferências alimentares dos adultos.

🧠 A pesquisa, publicada na revista Science Advances, destaca a importância da exposição precoce a uma variedade de sabores e identifica a base neural que regula as preferências por alimentos favoritos, fornecendo novas informações importantes sobre a relação entre nutrição e função cerebral.

👶 Os resultados destacam a importância da nutrição adequada nos primeiros anos, já que é essa experiência que irá definir as preferências de sabor da criança por toda a vida.

Fonte: Science Advances. DOI: 10.1126/sciadv.ade6561.

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942