Kawasaki

🩸 A doença de Kawasaki é uma vasculite, ou seja, uma inflamação dos vasos sanguíneos, cuja principal risco são as dilatações (aneurismas) nas artérias do coração, chamadas de artérias coronárias.

👶 É uma doença rara, porém uma das vasculites mais comuns da infância, sendo quase exclusivamente uma doença de crianças. Cerca de 85% dos casos ocorrem em crianças menores de 5 anos, principalmente entre 18 e 24 meses de idade.

🦠 Ainda não se sabe a causa exata da doença de Kawasaki, embora haja suspeitas de que algumas infecções possam causá-la. Apesar disso, não é uma doença contagiosa e nem transmissível de uma criança para outra.

🤒 O sintoma mais característico e que ocorre no início da doença, é uma febre alta, persistente, que dura pelo menos cinco dias, sem uma causa aparente que a explique. Outras alterações como conjuntivite, manchas vermelhas pelo corpo, lábios vermelhos e rachados, língua vermelha, inchaço e vermelhidão nas mãos e pés, assim como ínguas inchadas no pescoço, podem ocorrer.

🤕 Algumas crianças também podem apresentar além da febre, sintomas como irritabilidade, dores de cabeça, dor e inchaço nas articulações e uma vermelhidão na cicatriz da vacina de BCG no braço.

🔎 Nem sempre todos estes sintomas estão presentes, por isto é importante relatar qualquer alteração que a criança apresentou, e se possível, registrar as fotos das manchas que podem desaparecer antes do atendimento médico.

💝 O diagnóstico da doença é clínico e alguns exames complementares podem ser solicitados, como o ecocardiograma para avaliar o coração e as artérias coronárias.

👩‍⚕ As crianças que tiveram doença de Kawasaki geralmente evoluem bem, sem sequelas e levam uma vida normal como as outras. Apenas nos pacientes que tiveram alguma alteração cardíaca, o acompanhamento com o cardiologista pediátrico pode ser recomendado.

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942