Dor torácica na infância
😫 A dor torácica é uma causa frequente de encaminhamento de crianças e adolescentes para o cardiologista pediátrico e também de preocupação dos pais, embora nessa faixa etária, raramente o problema seja cardíaco.
Na maioria dos casos não se encontra alguma causa orgânica para a dor torácica no paciente pediátrico, sendo classificada como de causa desconhecida (10% a 45%).
As causas mais comuns de dor torácica são as costocondrites (dor no esterno) e lesões musculares (10% a 40%), temos também as doenças respiratórias (15% a 20%) e as cardíacas, que correspondem a apenas de 1% a 4% dos casos.
Normalmente, a dor apresenta uma evolução crônica, onde o paciente se queixa do incômodo após a atividade física, após algum trauma ou infecção respiratória. A dor pode ser de leve a moderada, geralmente unilateral, que piora com a movimentação e a respiração.
Na dor de causa cardíaca as cardiopatias congênitas são as maiores responsáveis pelo problema e causam lesões obstrutivas graves, ocasionando aumento da demanda miocárdica de oxigênio e dor anginosa.
A dor do tipo anginosa ocorre em aperto, desencadeada por exercício, emoção, frio, excesso alimentar, localizada no precórdio (região acima do estômago ou do coração) com irradiação para o pescoço, mandíbula, braços, dorso ou abdome.
Para fecharmos um diagnóstico são necessários exames clínicos, eletrocardiograma (ECG) ou ecocardiograma com Doppler.
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942
