Dores comuns em pediatria
😫 Crianças e adolescentes de todas as idades podem experimentar quadros de dor. Cólica do lactente, dor de ouvido, dor de garganta, aftas e dor de cabeça costumam ser as queixas mais comuns relatadas na infância. É importante reconhecermos todas essas situações, além de avaliar e tratar o quanto antes.
⚽ Além disso, em algum momento de suas vidas, as crianças e adolescentes terão uma experiência dolorosa: seja durante as brincadeiras, na realização de um esporte, no surgimento de alguma doença ou nos procedimentos médicos.
Emoções, respostas comportamentais à dor, crenças, atitudes, e fatores culturais alteram a forma como a dor é vivenciada, modificando a transmissão de estímulos nocivos ao cérebro. 🧠
Infelizmente, apesar da dor ser um fenômeno frequente na infância, ainda é muitas vezes negligenciada e não cuidada. Devemos lembrar que ela causa grande sofrimento à criança e sua família, reiterando a importância de todo profissional de saúde saber reconhecê-la, classificá-la e abordá-la de forma adequada. 🙌
⚕️O tratamento da dor é um direito humano básico e quando não tratada pode deixar sequelas no indivíduo, levando a consequências que podem repercutir por toda a sua vida. Sempre que a criança se queixar de algo, busque uma avaliação médica.
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942
