Exposição ambiental afeta a saúde infantil

✍ A American Heart Association (AHA) divulgou uma declaração científica destacando os impactos das exposições ambientais na saúde cardíaca infantil.

💨 O documento aponta que poluentes e toxinas ambientais estão associados a diversas doenças cardiovasculares. A degradação ambiental, com seu longo período de latência entre exposição e manifestação de doenças, coloca muitas pessoas em risco, especialmente crianças, que são mais sensíveis aos efeitos prejudiciais de poluentes.

💝 Infelizmente, devido aos efeitos cumulativos dessas exposições, as crianças estão particularmente vulneráveis a doenças cardíacas congênitas e adquiridas, além do aumento de fatores de risco cardiovasculares.

🌞⛈🔥 O documento destaca também algumas associações entre mudança climática e doenças cardíacas congênitas, partículas no ar e doença de Kawasaki, níveis de chumbo no sangue e pressão arterial, e produtos químicos desreguladores endócrinos com fatores de risco cardiometabólicos.

🙌 Isso nos mostra a necessidade urgente de medidas preventivas e de políticas públicas que protejam as populações infantis desses riscos ambientais, para que elas possam ter a chance de ter uma melhor saúde cardíaca ao longo da vida.

©️ Bibliomed, Inc.

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942