Vacinação Poliomielite
O Ministério da Saúde informou que vai substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP) que é injetável, de modo que o esquema vacinal contra a doença será exclusivo com VIP.
👶 Atualmente a VIP (forma injetável), já é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida do bebê, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
💧 Aos 15 meses e aos 4 anos, havia o reforço com as gotinhas. Agora, será aplicada apenas a vacina injetável e não será preciso mais a dose de reforço aos 4 anos. O esquema vacinal contra a poliomielite ficará assim:
🔹2 meses – 1ª dose injetável (como já ocorre hoje)
🔹4 meses – 2ª dose injetável (como já ocorre hoje)
🔹6 meses – 3ª dose injetável (como já ocorre hoje)
🔹15 meses – dose de reforço injetável (no lugar das gotinhas)
⚕️ A decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro. Países como os Estados Unidos e nações europeias já utilizam esquemas vacinais exclusivos com a VIP.
⚕️Segundo a pasta, a vacina injetável (inativada) é um avanço tecnológico e contribuirá ainda mais com a eficiência do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com relação a poliomielite!
Compartilha a notícia com os pais que você conhece. 🗣
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942
