Consumo de Bebidas energéticas

🥤 A indústria de bebidas energéticas e esportivas só cresce, assim como o consumo por crianças e adolescentes, gerando preocupação quanto às consequências para a saúde nesta população.

📈 As bebidas esportivas prometem melhora do desempenho físico e rápida reposição de líquidos, já as bebidas energéticas sugerem um aumento de energia, diminuição da fadiga, aumento da concentração e alerta mental.

📌 As bebidas esportivas são saborizadas e geralmente contêm carboidratos, minerais, eletrólitos (p. ex. sódio, potássio, cálcio, magnésio) e às vezes vitaminas. Enquanto que nas bebidas energéticas a cafeína é um dos principais ingredientes, o que causa maior preocupação devido aos potenciais efeitos colaterais. Lembrando que ela também está presente no café, refrigerante do tipo cola, guaraná e chás.

❌ Isso porque os efeitos como taquicardia, aumento da pressão arterial, da diurese, da temperatura corporal, dor abdominal, insônia, alteração do humor e dose dependente, não foram estudados em crianças e adolescentes.

✅ Portanto, o consumo regular de bebidas esportivas deve ser evitado ou restringido, devido ao seu conteúdo de carboidratos, que pode contribuir para o excesso de peso e lesões dentárias. As bebidas energéticas, pelo seu conteúdo estimulante, também não são apropriadas para os jovens pacientes.

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942