Infecção do trato urinário

🚽 A infecção do trato urinário (ITU) é definida pela presença de um germe patogênico único no sistema urinário, associada a um processo inflamatório sintomático.
🦠 É a segunda infecção bacteriana mais prevalente em crianças, atingindo 8,4% das meninas e 1,7% dos meninos menores de 7 anos de idade, com alto risco de recorrência dentro do primeiro ano do episódio inicial. Normalmente, os picos de incidência ocorrem no lactente, na segunda infância e na adolescência.
👶 Em relação aos sintomas, os recém-nascidos e lactentes podem apresentar febre sem foco aparente, vômitos, diarreia, icterícia persistente, recusa alimentar e irritabilidade. 👦 Em pacientes pré-escolares, pode ocorrer urina com forte odor, dor abdominal, desconforto ao urinar, incontinência, urgência e febre. 👧 Já nos escolares pode ocorrer ainda volta de perda de urina à noite e dor lombar.
🩺 Orientações para prevenir a ITU:
📌 Incentivar a criança a Ir ao banheiro a cada 3 horas, mesmo sem vontade;
📌 Ela deve ficar bem sentada no vaso, com acento redutor, sem pressa, com os pés apoiados. Se não alcançar os pés no chão, colocar um banquinho;
📌 Ensine a criança a não segurar a urina quando der vontade;
📌 Incentive a ingestão de água a cada 3 horas (pelo menos 1 litro por dia);
📌 Promova uma alimentação rica em frutas e legumes diariamente;
📌 Incentive a criança a ter um horário para evacuar (exemplo: sentar-se no vaso 10 minutos após uma das refeições);
📌 Leve-a para urinar antes de dormir;
📌 Não ofereça líquidos 2 horas antes de dormir (isto inclui mamadeiras).
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942
