Alerta de tabagismo e Cigarro Eletrônico

🚭  Neste queremos fazer um alerta sobre o tabagismo e o uso do cigarro eletrônico. Hábito que cresce, cada vez mais, no meio dos nossos adolescentes.

👦 Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já classifica o tabagismo como uma doença pediátrica. A classificação ocorre porque a maioria dos adultos que fuma regularmente, iniciou antes dos 19 anos de idade.

🚬 O cigarro eletrônico, difundido no meio jovem como algo “inofensivo”, pode causar lesões pulmonares, síndrome respiratória aguda, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), câncer de pulmão, crises de asma e aumenta em 42% as chances de se ter infarto agudo do miocárdio. 💔

Ao contrário dos cigarros convencionais, que queimam tabaco para gerar fumo, os cigarros eletrônicos vaporizam um líquido que é composto por nicotina e outras substâncias tóxicas como estanho, chumbo, níquel, crômio e compostos fenólicos, alguns destes com potencial cancerígeno. 😔

🚭 Mesmo tendo a venda proibida, a curiosidade, a pressão social, as propagandas maciças e a falsa sensação de inofensivo, fazem os jovens experimentarem essas variações no consumo do tabaco e se viciarem.

👉 Precisamos proteger nossos jovens! A adolescência é uma fase natural de experimentação, mas que pode levar ao aparecimento de comportamentos de risco. Por isso, devemos estar atentos. Converse com seu filho(a), acolha, oriente! O diálogo é sempre a melhor ferramenta de mudança.

Vídeo: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

https://youtu.be/whwoju1Ibzo

https://sbpt.org.br/portal/dia-mundial-sem-tabaco-2023/

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942