Válvula aórtica bicúspide
💝 A válvula aórtica bicúspide é uma doença congênita do coração, que surge quando a valva aórtica apresenta 2 folhetos, ao invés de 3, como deveria.
É uma situação relativamente comum, estando presente em cerca de 1 a 2% da população.
Essa cardiopatia congênita pode não provocar sintomas ou qualquer tipo de alteração, entretanto, em algumas pessoas pode causar complicações ao longo do tempo, como estenose aórtica, insuficiência aórtica, aneurisma ou endocardite infecciosa.
Estas complicações acontecem porque a válvula bicúspide sofre mais o efeito da passagem do fluxo de sangue, o que pode levar a lesões. Por isso, é importante que o tratamento seja feito logo que identificado, com orientação do cardiologista.
Existem alguns fatores de risco ambientais e genéticos que podem desempenhar um papel no desenvolvimento da cardiopatia congênita durante a gestação como:
🔸Hereditariedade
🔸Doenças cromossômicas, como síndrome de Down, Síndrome de DiGeorge, Síndrome de Marfan e Síndrome de Turner.
🔸Rubéola durante a gravidez
🔸Diabetes tipo 1 ou tipo 2 na gravidez, que pode interferir com o desenvolvimento do coração. A diabetes gestacional geralmente não aumenta o risco de cardiopatia congênita.
🔸Alguns medicamentos como isotretinoína, para o tratamento da acne, e lítio, utilizado para o tratamento de desordem bipolar.
🔸Consumo de álcool e drogas durante a gravidez.
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas⠀⠀
Pediatra e Cardiologista Pediátrica⠀⠀
RQE 33941/ 33942⠀
⠀
