Pneumonia

🦠 As vacinas pneumocócicas são projetadas para prevenirem infecções comuns, principalmente na infância, causadas pela bactéria pneumococo que pode causar uma variedade de doenças como pneumonia, meningite, otite média, sinusite e infecções generalizadas (bacteremia). Muitas dessas doenças, podem evoluir com gravidade em crianças pequenas.

💉 A VPC10, disponível no SUS e nas Unidades Básicas de Saúde, oferece 70% de cobertura das manifestações graves de doenças causadas por 10 tipos de bactérias diferentes. Disponível para crianças de 2 meses até 5 anos.

💉 A VPC13, disponível na rede particular e nos Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para algumas situações especiais, oferece 90% de cobertura de manifestações graves de doenças causadas por 13 tipos de bactérias diferentes. Na rotina, o esquema deve ser iniciado aos 2 meses de idade, com três doses (aos 2, 4 e 6 meses) e um reforço entre 12 e 15 meses.

💉 Já a VPC15, lançada recentemente e disponível apenas na rede particular, aumenta a prevenção de doenças graves em cerca de 1%, comparando com a vacina VPC13. O esquema vacinal também deve ser o mesmo da VPC13.

👉 Atenção: todas as vacinas são inativadas, portanto, não causam nenhuma dessas doenças!

👉 Preferencialmente, as sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam o uso das vacinas VPC13 ou VPC15 (sem preferência entre elas) sempre que possível, por oferecerem maior proteção.

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942