Fórmula e Composto


🤰Embora sejam utilizados para o mesmo fim, não há dúvidas que nenhum substituto do leite materno consegue, nem mesmo na sua composição nutricional, ser comparado a ele.
🍼 No entanto, quando o aleitamento materno não é possível, faz-se necessário utilizar seus substitutos, especialmente no primeiro ano de vida, fase de crescimento acelerado, que exige aporte adequado de proteínas de alto valor biológico e cálcio.
🐮 O leite de vaca integral não é recomendado para crianças menores de 1 ano de idade devido ao alto teor de ácidos graxos saturados e menor biodisponibilidade de micronutrientes, como ferro e zinco. Nesta fase, a melhor alternativa disponível para substituir o leite materno é o uso de fórmulas infantis.
✍ As fórmulas infantis seguem criteriosas exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para obtenção do seu registro. Já os compostos lácteos (direcionados para as crianças maiores de 1 ano) e o leite de vaca integral, por sua vez, são regulamentados pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
No Brasil, existem mais de 30 tipos de compostos lácteos registrados e nem todos são desenvolvidos para os requisitos nutricionais de crianças maiores de 1 ano. Esses produtos, muitas vezes, apresentam informações de rotulagem pouco claras, com adição de substâncias que aumentam a palatabilidade e a oferta de calorias, isso pode formar um paladar inadequado com preferência para alimentos doces e menos nutritivos.
👩⚕️ Por isso, para assegurar o adequado crescimento e desenvolvimento infantil, a oferta da melhor alternativa de nutrição, deve ser individualizada e avaliada junto ao Pediatra que acompanha a criança.
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942