Desenvolvimento da Linguagem

🗣 O desenvolvimento da linguagem em crianças é complexo e apresenta diferenças individuais, não apenas no que diz respeito à aquisição, mas também à velocidade e à qualidade. Ele também depende de uma série de fatores, que vão desde a maturidade neuropsicológica, afetiva e cognitiva até os contextos em que a criança está inserida.

👦 De maneira geral, espera-se que por volta de 1 ano de idade, a compreensão e a fala da criança estejam avançadas e ela já emita palavras soltas como “papa” e “mama”.

👧 Aos 2 anos de idade, as crianças terão um vocabulário com cerca de 200 palavras e, a essa altura, começarão a associar duas palavras. Aos 3 anos, já conseguem formar frases simples de três palavras com sujeito, objeto e verbo. Além de uma fala fluida, onde um estranho deve compreender o que ela está dizendo.

🔎 Então, se nessa idade a criança ainda não fala e se comunica, uma avaliação é recomendada. A frase “cada criança tem seu tempo”, deve ser ponderada com muito critério, pois existem marcos que devem ser observados e fatores de risco a serem acompanhados.

🧠 Lembre-se que os primeiros anos de vida são extremamente importantes e a não aquisição de habilidades na época mais propicia do ponto de vista neurobiológico pode causar déficits de aquisição permanentes.

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942