Infecção bacteriana de Pele

😳🦠 As infecções bacterianas da pele (piodermites) são queixas frequentes tanto no consultório, quanto no atendimento de urgência.

As piodermites são classificadas de acordo com a profundidade e região cutânea acometida, sendo que as mais conhecidas são o Impetigo, a Foliculite, e o Furúnculo.

📌 O impetigo ocorre principalmente em crianças com idades entre 2 e 5 anos, porém pode acometer qualquer faixa etária. Corresponde à terceira causa de infecção cutânea na infância, ficando atrás somente das dermatites e verrugas virais.

O calor e a umidade favorecem o aparecimento do impetigo, sendo prevalente no verão e em regiões de clima tropical. A infecção normalmente afeta o rosto. As lesões são altamente contagiosas e se espalham facilmente.

📌 A foliculite é a inflamação superficial do folículo piloso e caracteriza-se por “espinhas” ou lesões sólidas. Pode ter diversas causas, sendo a bacteriana a mais frequente. Comum no couro cabeludo e nos membros, também pode ocorrer na face, principalmente na região em volta da boca. Pode surgir secundariamente por picadas de insetos e traumas cutâneos.

📌 Já o furúnculo, é a infecção do folículo piloso que se estende até os tecidos mais profundos da pele. Acometem principalmente regiões anatômicas com grande número de folículos pilosos, como as axilas e a região glútea, com formação de abscessos e necrose do folículo. Esse processo inflamatório pode se entender até a hipoderme.

👩‍⚕️ Em todos os casos é importante a avaliação pediátrica para a indicação do melhor tratamento, que pode incluir o uso de produtos tópicos e de medicações orais.

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942