Mão pé boca
🔴 Doença altamente contagiosa e com potencial de surtos em escolas, a síndrome mão-pé-boca é uma virose que acomete principalmente crianças antes dos cinco anos. 🦠 Causada por vírus, ela leva esse nome pelo aparecimento de lesões em sua maioria nas mãos, nos pés e na região bucal.
💩😤 Sua transmissão ocorre pelo contato com as fezes ou secreções respiratórias de indivíduos infectados, principalmente na primeira semana de sintomas.
😳 Sintomas: febre, dor de garganta e perda de apetite. Nas mãos e pés (incluindo palmas e plantas) surgem manchas vermelhas ovaladas, elevadas com ou sem conteúdo líquido no interior. Na boca surgem úlceras/aftas na mucosa bucal e na língua. As lesões podem surgir também nos cotovelos, tornozelos, glúteos e região genital.
🧼 Como prevenir: medidas de higiene, especialmente após a troca das fraldas, são recomendadas para diminuir o risco de transmissão. Além disso, os pais não devem enviar a criança doente para a escola e agendar uma avaliação com o Pediatra. O ideal é que o afastamento ocorra de 7 a 10 dias após o início dos sintomas
😓 A complicação mais comum é a desidratação devido a presença de lesões dolorosas na boca que levam à recusa alimentar. Outras complicações graves podem ocorrer, mas são mais raras e geralmente em menores de 5 anos.
Compartilha com os outros pais que você conhece. 🙏
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942
