Diarreia
💩 A diarreia pode ser definida pela ocorrência de três ou mais evacuações amolecidas ou líquidas nas últimas 24 horas. Na diarreia aguda ocorre um desequilíbrio entre a absorção e a secreção de líquidos e eletrólitos e é um quadro autolimitado.
🦠 Normalmente, a diarreia é uma infecção causada por vírus, bactérias ou protozoários e que pode ter consequências graves como desidratação, desnutrição e até mesmo óbito.
🔎 Eventualmente outras causas podem iniciar o quadro de diarreia como: alergia ao leite de vaca, deficiência de lactase, apendicite aguda, uso de laxantes e antibióticos ou intoxicação.
👶 Por ter baixo peso, é importante que todo bebê ou criança com diarreia seja avaliado pelo Pediatra. Além disso, caso o pequeno apresente também vômitos persistentes, perdas diarreicas volumosas e frequentes e sinais de desidratação como sonolência, boca seca e pouca urina, a criança deve ser encaminhada ao serviço de urgência para tratamento adequado.
✅ Lembre-se de aumentar a oferta de líquidos, incluindo o soro de reidratação oral e a manutenção da alimentação com alimentos que não agravem a diarreia como sopa de frango com hortaliças e verduras, água de coco e água. São inadequados: refrigerantes, líquidos açucarados, chás, sucos comercializados e café.
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942
