Tetralogia de Fallot
Tetralogia de Fallot é uma malformação do coração que apresenta algumas variações e gravidades, sendo que as mais clássicas são:
💝Obstrução do trato de saída do ventrículo direito (VD);
💝Comunicação interventricular;
💝Desvio da origem da aorta para a direita;
💝Hipertrofia concêntrica de VD
Ela acomete aproximadamente 3,5% das crianças com cardiopatia congênita, o que corresponde a 1 caso a cada 3.600 nascidos vivos, com prevalência similar entre os gêneros.
O sintoma mais presente após o nascimento da criança é o de cianose (arroxeamento de lábios e da parte abaixo das unhas das mãos e dos pés). Por isso ela é conhecida como a síndrome do “bebê azul”. Os sintomas dependem do grau de obstrução do fluxo pulmonar.
O ecocardiografia fetal é o exame mais indicado para detecção da Tetralogia de Fallot, já que consegue diagnosticar a malformação cardíaca. Dessa forma a família pode ter o suporte de um cardiologista pediátrico desde o parto, isso aumenta muito as chances de sobrevida.
Por isso esse profissional é tão importante, já que o tratamento dessa patologia é cirúrgico, quase sempre eletivo, em geral até 8 meses de vida. Mas pode ser feito a qualquer momento, se houver complicações significantes.
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

