Piolhos

🦠 Os piolhos são ácaros parasitas que causam uma doença chamada pediculose. Eles botam ovos que ficam presos próximos à raiz do cabelo e quando se rompem deixam casquinhas chamadas de lêndeas.
👒 Quem tem criança em idade escolar, sabe que os piolhos são bem comuns e de fácil transmissão. Eles passam de uma cabeça para a outra pelo contato, mas também podem ser transmitidos por objetos como chapéu, travesseiro, escova e acessórios de cabelo.
🔴 Além da incômoda coceira, os piolhos podem deixar lesões avermelhadas no couro cabeludo, Ínguas na região da nuca e atrás das orelhas e sensação de que algo se movimenta na cabeça. São bem incômodos e o melhor é a prevenção:
🔎 Avaliar diariamente a cabeça da criança na procura de piolhos e lêndeas.
🎀 Crianças com cabelos longos devem ir preferencialmente de cabelo preso para a escola.
❌ Orientar as crianças a não compartilharem com os colegas pentes, escovas, bonés, lenços ou bandanas.
🪮 Caso os pais encontrem os piolhos, além de usar um pente fino, o ideal é buscar a avaliação do Pediatra, que indicará quais são os medicamentos recomendados, incluindo xampus ou remédios de uso oral. Não medique a criança por conta própria, pois essas substâncias têm grande absorção pelo couro cabeludo, que é ricamente vascularizado, podendo causar maiores problemas.
Compartilha com os pais que você conhece! 😘
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942