Vitamina D na criança

✅ Embora definida como vitamina, essa substância
é um pró-hormônio que desempenha papel fundamental no equilíbrio do cálcio e do metabolismo ósseo do corpo.

A deficiência de vitamina D é um dos distúrbios nutricionais mais frequentes em todo o mundo. No Brasil, a hipovitaminose D é um problema comum, que também acomete crianças e adolescentes.

🌞 Essa substância pode ser obtida de duas formas: pela síntese cutânea (exposição solar) que é responsável por até 90% dessa síntese metabólica e pelas fontes alimentares.

Mas exposição solar? E os riscos? Então, sabemos dos malefícios da exposição solar direta, e não existe um nível seguro que possa ser recomendado, o que sugerimos é que os lactentes menores de 6 meses não sejam expostos ao sol e nas demais idades essa exposição seja controlada.

Na grande maioria dos casos, principalmente em crianças até 2 anos, o Pediatra vai recomendar a reposição, conforme vemos na tabela em slide.

Então a criança deve ficar trancada dentro de casa? Claro que não! O importante mesmo é deixar que os pequenos tenham um estilo de vida e uma rotina com brincadeiras ao ar livre, em contato com a grama e com a natureza, fazendo isso de forma controlada e nos horários recomendados os benefícios irão além da Vitamina D, a criança também vai colher bem estar e qualidade de vida!

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942