Transposição de Grandes Vasos da Base
Em condições típicas a saída da aorta é pelo ventrículo esquerdo e a artéria pulmonar saí pelo ventrículo direito.
Quando ocorre essa cardiopatia congênita cianótica, chamada de Transposição das Grandes Artérias (TGA), essas artérias principais do coração trocaram de lado! 😱
E o que isso significa? Que o sangue que chega ao átrio direito, chega com pouca oxigenação, e é bombeado para a aorta, voltando para o corpo, sem passar pelo pulmão.
Por sua vez, o sangue rico em oxigênio que sai do pulmão, chega ao ventrículo esquerdo, que bombeia sangue novamente para o pulmão.
💔 Dessa forma, existem duas circulações em paralelo, uma de cada lado do coração, e o sangue não se renova.
Portanto, na TGA é indispensável a existência de uma comunicação e um canal, para que ocorra a mistura do sangue entre os dois lados do coração.
Isso pode acontecer por uma comunicação interatrial, por uma comunicação interventricular ou pelo canal arterial do recém nascido.
Além disso, por ser uma doença grave, o recém-nascido precisa ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para receber medicações importantes como a prostaglandina.
Essa condição também obriga o pequeno a passar por cirurgia cardíaca, e em alguns casos pode ser necessário realizar um cateterismo cardíaco.
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica⠀
RQE 33941/ 33942

