Dezembro
🎄 O mês de dezembro é marcado por uma epidemia de “dezembrite”. 🗣 A informação é da Isma-BR (Internacional Stress Management Association Brasil) que divulgou, em uma pesquisa, que o nível de estresse do brasileiro aumenta, em média, 75% no último mês do ano.
😰 Parece brincadeira, mas é real e acontece no fim de ano, justamente quando as pessoas estão abarrotadas de coisas para fazer. Compromissos sociais, organização das festas em família, comprar presentes, enfrentar filas, concluir pendência do trabalho, planejar o réveillon, projetar o novo ano. A extensa lista para os últimos 31 dia de dezembro e a falta de tempo é motivo para ansiedade, irritabilidade e estresse que somados podem influenciar na saúde física e mental.
Aliado a isso existe ainda a pressão do checklist pessoal: a hora de colocar na balança tudo que foi planejado para o ano e analisar se as metas foram cumpridas. Se houver pendências, muitos sentem tristeza, depressão e angústia… 😔
🧘♀️Para lidar com essa sensação de insatisfação com o desempenho é necessário muito autoconhecimento para reconhecer suas capacidades, dificuldades e limitações. Assim, fica mais fácil nos sentirmos satisfeitos com nossas decisões e com nossa vida, como ela realmente é.
🙏 Que em 2024, possamos tentar ter um outro olhar sobre os acontecimentos e sobre nós mesmos, sendo mais gratos por tudo. Isso pode ressignificar as situações que acontecem conosco, além de serem gatilhos positivos para o fortalecimento da saúde emocional como um todo. 💕
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942
