Kawasaki
💝 A doença de Kawasaki é uma das vasculites primárias mais comuns da infância. Representa a principal causa de cardiopatia adquirida em crianças. Aproximadamente 85% dos casos ocorrem em crianças menores de 5 anos, com pico entre 9 e 12 meses de idade, sendo rara em escolares e adolescentes.
A doença de Kawasaki se apresenta sob três fases clínicas:
💔 A fase aguda se caracteriza, obrigatoriamente, por febre alta persistente e com duração superior a 5 dias.
💔 Na fase subaguda, após cerca de 7 a 10 dias de febre, se inicia a descamação ao redor da região genital (períneo) e ao redor das unhas (periungueal).
💔 Na fase de recuperação ocorre a regressão da maioria dos aneurismas. A presença de manifestações sugestivas de infecção de vias aéreas superiores (como tosse) ou gastrintestinal (como dor abdominal e diarreia), não afasta a possibilidade de doença de Kawasaki.
🔬 Além da avaliação clínica, o ecocardiograma com Doppler deve ser realizado no momento da suspeita diagnóstica e repetido em 1 a 2 semanas e 6 a 8 semanas de evolução do quadro. É importante a realização deste exame com profissionais experientes para classificação adequada das anormalidades das artérias coronárias, e não apenas as suas medidas absolutas.
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/33942

