Mindful Eating
🧘♀️ O objetivo do mindful é nos convidar a desenvolver o estado de atenção plena e de nos conectarmos com o momento presente.
No caso do mindful eating exercitamos o comer consciente. Com a nossa correria do dia a dia, fazemos nossas atividades muitas vezes no piloto automático, inclusive comer.
Como consequência comemos mais rápido, escolhemos mal os alimentos, deixamos de preparar nossas refeições e damos muitas vezes preferência aos alimentos prontos e ultraprocessados.
Mas como apresentar esse conceito para as crianças? 🤔
1⃣ Seja exemplo!
A prática do mindful eating no ambiente familiar vai mostrar para a criança um modelo de comportamento nas suas escolhas e preferências.
Isso quer dizer que você deve respeitar a fome e a saciedade natural dela, sem forçar ou obrigar a criança a comer contra sua vontade.
Também significa perceber os motivos de quando a criança não come, ela pode estar triste, frustrada ou entediada. Ela não deve aprender a lidar com esses sentimentos através da comida.
2⃣ Mude o discurso
Troque o “Coma vegetais, por que é saudável”, por “Vamos experimentar novos alimentos?”. Isso tira dela a percepção que tudo o que é saudável não é gostoso.
Estimule sua curiosidade através do formato, cheiro, textura, cor e som que os alimentos produzem ao serem mastigados, principalmente na introdução alimentar!
3⃣ Por último, crie um ambiente nas refeições que facilite a atenção da criança na atividade alimentar. Evite os estímulos e distrações.
Ajude a criança a respirar fundo antes de se servir ou comer, olhar os alimentos disponíveis e sentir o que e o quanto quer comer. Com o tempo ela vai aprender a detectar quando está saciada.

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942