Perigos do Sal

🍟 Sabia que cerca de 80% do sal ingerido por crianças vem dos produtos ultraprocessados?! Infelizmente, a mistura bem arquitetada de açúcar e sal em quantidades maciças, gorduras hidrogenadas e aditivos químicos faz com que esses produtos sejam muito nocivos, e até fatais a longo prazo.

Apesar do sal ser um elemento essencial para a fisiologia humana, além de ser palatável e proporcionar mais sabor aos alimentos, se usado em excesso é altamente prejudicial.

❌ Hipertensão, infartos, derrames e doenças renais são as consequências mais comuns. Além do adoecimento, o uso excessivo cria um hábito danoso ao nosso paladar, e acabamos deixando de “achar graça” no sabor natural dos alimentos. Crianças que ainda estão formando seus hábitos alimentares são as mais suscetíveis.

👶 A SBP recomenda não adicionar sal na alimentação de crianças até 1 ano, enquanto o Guia de Alimentação do Ministério da Saúde admite o uso de sal com moderação no preparo da comida familiar.

Evite os molhos industriais, sopas prontas, macarrão instantâneo, congelados, biscoitos salgados e recheados, biscoito de polvilho, salgadinhos, batatas fritas e embutidos. Os melhores lanches são aqueles feitos em casa. 😉

Sanduíches com queijo minas ou pasta de húmus e tomate, pipoca, misturas de oleaginosas, frutas, granola, iogurte, bolinhos caseiros são algumas opções saudáveis e deliciosas! 😋

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942