Acidentes Evitáveis
👦 Entre 1 e 4 anos, o desenvolvimento neuropsicomotor adquirido pela criança vai permitir que ela observe mais o mundo adulto e imite o que vê as pessoas fazerem à sua volta. No entanto, o entendimento da relação de causa e efeito vai se desenvolver aos poucos. Ou seja, ela ainda não mede os riscos das suas ações corretamente.
🚧 Assim, caso a criança pequena suba alguns degraus de uma escada e caia, ela não vai entender que foi seu ato de subir e o seu desequilíbrio que provocaram aquela dor. Por isso, a ideia antiga de que a criança aprende a não cair, caindo, não é verdadeira!
A proteção passiva, o diálogo e o ensinamento dos riscos é que vão dar a ela, com o crescimento, a noção do perigo e da necessidade de proteção. Enquanto isso não acontece, precisamos manter a supervisão ativa do adulto cuidador. 👀
🔎 Logo ela vai tentar escalar os móveis, janelas e sacadas, além de ser capaz de empurrar cadeiras, brinquedos e objetos para tentar subir e alcançar novidades que a interessaram. Assim, além dos cuidados dos posts anteriores com as queimaduras, choques e afogamentos, são as quedas o motivo de maior preocupação nessa faixa etária.
▶️ Arrasta para o lado e confira as principais medidas de prevenção. 💌 Salva o post para consultar quando precisar e compartilha com uma família que você conhece!
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942



