Dieta do Atleta


🏋 A dieta de uma criança atleta deve ser equilibrada e fornecer os nutrientes necessários para apoiar o seu crescimento, desenvolvimento e desempenho físico. 💪 Algumas recomendações incluem:

💧Hidratação: é importante que a criança beba bastante água antes, durante e após o exercício físico para evitar a desidratação.

🍞 Carboidratos: fonte importante de energia para o corpo e devem ser incluídos na dieta da criança atleta. Alimentos como pães integrais, massas, arroz, frutas e vegetais são boas fontes de carboidratos.

🍳 Proteínas: importantes para a construção e reparação muscular. Alimentos como carnes magras, ovos, leite e iogurte são boas fontes de proteínas.

🥑 Gorduras saudáveis: encontradas em nozes, sementes, abacate e azeite de oliva, são importantes para a saúde geral e para o desempenho físico.

🍌 Vitaminas e minerais: essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança. Frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios são boas fontes e devem fazer parte da rotina de alimentação.

❌ Alimentos processados e açúcares adicionados devem ser evitados, pois podem afetar negativamente o desempenho físico e a saúde geral da criança.

💡 É importante lembrar que a dieta de uma criança atleta deve ser personalizada de acordo com suas necessidades individuais e com a orientação de um profissional de saúde qualificado. 👩‍⚕️

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

HPV

💉 HPV: vacinar hoje para proteger o amanhã! 🦠 O HPV é um vírus super comum no nosso meio que pode causar diversos problemas de saúde. Desde verrugas até casos de câncer no colo do útero e nas genitais.

👀 Ao iniciar a vida sexual, os adolescentes terão seu primeiro contato com o vírus. Mesmo em relações com preservativo, o contágio pode acontecer.

💡Muitos pais acreditam que devem esperar esse momento para a vacinação. Mas é exatamente o contrário. Quando a criança ou adolescente é imunizado na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde, diminuímos em até 70% a chance deles desenvolverem esses tipos de cânceres quando iniciarem sua vida sexual!

👦 Por isso, a faixa etária recomendada é meninas de 9 a 14 anos e meninos com idade entre 11 e 14 anos.

🛡 A SBP recomenda, sempre que possível, que os pais prefiram a vacina HPV9. Disponível nas redes particulares ela tem cobertura contra 9 tipos de vírus. Também pode ser aplicada em mulheres até 45 anos e homens até 26 anos.

🛡 No SUS, ela também está disponível e confere proteção contra 4 tipos do vírus HPV, sendo administrada apenas na faixa etária recomenda de meninas de 9 a 14 anos e meninos com idade entre 11 e 14 anos.

💕 Vacinar é um ato de amor e proteção! Lembre-se que você estará dando ao seu filho(a) a chance dele ter uma vida mais saudável e livre de doenças no futuro!

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942