Rinite Alérgica
😪 O termo rinite abrange um grupo de doenças crônicas das vias aéreas superiores. Geralmente, causadas pela inflamação da mucosa nasal e que apresentam os seguintes sintomas: obstrução nasal, corrimento nasal excessivo, espirros e prurido nasal.
👦 A rinite alérgica (RA) é considerada a doença não transmissível mais prevalente na infância e adolescência. É definida pela inflamação sintomática da mucosa nasal mediada por imunoglobulina E (IgE) em indivíduos sensibilizados a aeroalérgenos.
❌ As crianças podem sofrer de distúrbios do sono, problemas emocionais, prejuízo nas atividades diárias e funcionamento social. Há dificuldades escolares, que são agravadas pelo absenteísmo quando há piora dos sintomas, além da fadiga, irritabilidade e déficits de memória.
💊 O tratamento da rinite compreende, além da medicação, a educação do paciente e de sua família acerca dos fatores desencadeantes dos sintomas.
🧼 A limpeza e o controle ambiental devem ser rigorosos, visando diminuir a concentração dos aeroalérgenos, como os ácaros da poeira domiciliar,
✅ É indicado o uso de protetores de colchões e travesseiros com tecidos impermeáveis para combater os ácaros. 🐶 Quando as crises são desencadeadas pelos epitélios de animais, deve-se evitar a presença dos mesmos no quarto e, especialmente, na cama do paciente. 🏵 Já se a alergia for relacionada ao pólen, deve-se reduzir a exposição ao ar livre, especialmente, nos dias secos, quentes e com ventos.
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942
