Morte Súbita
👶 A síndrome de morte súbita do lactente (SMSL) e outras mortes infantis relacionadas ao sono, tais como asfixia acidental, estrangulamento no leito e mortes mal definidas, são coletivamente conhecidas como morte súbita e inesperada e são responsáveis por mais de 4.000 mortes anualmente nos EUA.
🛑 Infelizmente, algumas pessoas ainda resistem à adoção de recomendações de “sono seguro” para bebês, como colocar crianças de barriga para cima, evitar a exposição ao fumo, evitar a partilha de cama com os pais e uso de roupas macias, incluindo cobertores, travesseiros, almofadas e amortecedores no berço.
Vejam algumas recomendações sobre a SMSL e como evitar que ela ocorra:
1⃣ Infelizmente, a SMSL continua sendo uma importante causa de morte em bebês entre um mês e um ano de idade;
2⃣ Dormir na mesma cama com os pais ou irmãos, de bruços ou de lado – em vez da posição correta, que é com a barriguinha para cima -, o calor excessivo no ambiente e o tabagismo durante a gestação e após o parto são os principais fatores de risco para a SMSL.
3⃣ Os recém-nascidos prematuros têm risco quatro vezes maior de SMSL do que os recém-nascidos a termo.
4⃣ O lugar mais seguro para as crianças até um ano de idade dormirem é no quarto dos pais, próximos aos mesmos, mas, em seu próprio berço.
5⃣ Dormir em sofás com uma criança é extremamente perigoso, evite fazê-lo.
6⃣ Os bebês estão em maior risco se tiverem menos de 3 meses de idade ou se os pais fumarem, consumirem drogas ilícitas ou álcool;
7⃣ A amamentação diminui o risco de SMSL, ela deve ser mantida, por esse motivo, e por outros benefícios para a saúde de mãe e bebê.
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942
