Analfabetismo Físico

👉 Já ouviu falar no Analfabetismo Físico? 🏃 Ele é definido como a falta de confiança, competência e motivação para se envolver em atividades físicas significativas com interesse e entusiasmo.

⚽ Além disso, são crianças e adolescentes que não possuem habilidades motoras básicas como correr, pular, arremessar, agilidade, equilíbrio e coordenação.

💔 A inatividade física é a causa de 6% a 10% das doenças crônicas como as cardiovasculares e diabetes, com mais de 5 milhões de mortes por ano, sem contar as perdas com produtividade do indivíduo ao longo da vida e daqueles que vivem com sequelas.

📈 Infelizmente, é um problema que vem aumentando na faixa etária pediátrica. 📱Vemos os pequenos manuseiem com sabedoria os teclados de computadores e smartphones, sem que saibam ao menos arremessar uma simples bola.

🚵 Idealmente, as crianças e adolescentes deveriam acumular 60 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa por dia, todos os dias, incluindo modalidades que estimulem ossos, músculos, mobilidade articular e exercícios envolvidos no desenvolvimento motor e de habilidades como equilíbrio e coordenação.

🗣 Conversem com seus filhos sobre os benefícios da prática regular de atividades físicas. À medida que as crianças e os adolescentes compreenderem a mensagem, a adesão à prática de atividades físicas poderá ser facilitada.

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

Hormônios da Felicidade

😍 Conhecidos pelo nome de quarteto da felicidade: endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina são hormônios responsáveis pelo processo biológico da felicidade.

✅ Eles trabalham em diferentes áreas do nosso corpo e trazem muita sensação de bem-estar e disposição. Ainda estimulam o sistema imunológico, diminuem o estresse e combatem o envelhecimento precoce!

Saúde Pública

Você sabia que segundo a OMS apenas 39% dos bebês brasileiros de até 5 meses de idade são alimentados exclusivamente com leite materno? 😔

Esse importante tema além de ser uma questão de saúde pública é também um direito biologicamente determinado.

❌ O Brasil enfrente inúmeros obstáculos para que essa prática seja promovida pela sociedade: as campanhas maciças das industrias alimentícias, o preconceito com a mulher que amamenta, a falta de apoio das empresas e muitas vezes até da família, são alguns exemplos…

Os benefícios que o aleitamento materno proporciona, vão além dos físicos, sendo sentidos nos setores ambientais, econômicos e até sociais.

🤱 Amamentar promove mais saúde para a mãe e para o bebê, menos lixo para o planeta devido ao não uso de embalagens e latas, além de ser muito mais econômico para as famílias!

Em um país que possui uma das maiores redes de bancos de leite do mundo, ao contrário do que ocorre, não deveriam faltar estímulos para a amamentação.

Concordam? 👇

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

Stalking

🚨 Todos devem ter visto nos noticiários a história da mineira que foi presa acusada de ser “stalking” e perseguir durante 5 anos um médico e sua família. A jovem de apenas 23 anos, era paciente do médico e começou a perseguição alegando estar apaixonada por ele, segundo a denúncia.

📺 O caso é bem parecido com a história que deu origem à série da Netflix “Bebê Rena”. Onde um comediante é perseguido e assediado por uma admiradora durante 4 anos. Ela enviava mensagens, presentes e perseguições foram feitas, caso parecido com o que aconteceu por aqui.

❌ Ambas as histórias reacendem o alerta para os perigos da exposição excessiva nas redes sociais. As perseguições ocorreram utilizando fotos e informações obtidas pelos perfis dos chantageados e seus familiares.

🔎 Infelizmente, as redes sociais podem ser ferramentas perigosas nas mãos erradas. Stalkers e outros indivíduos mal-intencionados podem usar informações para rastrear e assediar todos, inclusive nossas crianças. É importante estar ciente dos riscos e tomar medidas para proteger sua família:

🔒Ajuste as configurações de privacidade para que apenas amigos e familiares possam ver as postagens;
🔒Monitore as atividades online das crianças, especialmente se elas forem pequenas;
🔒Use ferramentas de controle parental para restringir o acesso a determinados sites e conteúdos;
🔒Evite compartilhar fotos e vídeos que mostrem informações pessoais como escola onde estudam e locais onde fazem atividades recreativas, por exemplo.

A segurança das crianças é responsabilidade de todos nós! 🙌

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

Acidentes evitáveis

🚧 Infelizmente, na infância e parte da adolescência, a maioria dos acidentes acontecem no local de moradia e no entorno. Na grande maioria das vezes são traumas que poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção e proteção.

⚠ Acidentes representam hoje a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Por isso, preparamos essa série para falarmos de prevenção!

👶 Na faixa etária até 4 meses, o bebê é totalmente dependente de um adulto, e normalmente, os acidentes acontecem por algum descuido ou distração. 👀

▶️ Arrasta para o lado e confira as principais medidas preventivas para evitar os acidentes mais frequentes nos primeiros meses de vida. 💌 Salva o post para consultar quando precisar e compartilha com uma família que você conhece.

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

Ambientes aquáticos

🏊🏖 Férias escolares e verão uma ótima combinação para as crianças, mas é preciso muita atenção. Infelizmente, em 2023, as internações por afogamentos chegaram a triplicar nos meses de férias ou calor intenso.

⚠ No Brasil, o afogamento é a segunda causa de morte por acidente em crianças de 5 a 14 anos. As menores de 5 anos são as que apresentam maior risco pois perdem o equilíbrio com frequência. Isso faz com que pequenas quantidades de água em baldes, bacias, banheira, vasos sanitários, seja suficiente para que ocorra um afogamento.

👥 Além disso, a falta de supervisão de um adulto responsável, que esteja a um braço de distância da criança na proximidade de água, continua sendo um grande causador de mortes ou sequelas em crianças vítimas de afogamento. Além das instruções acima, veja algumas dicas de prevenção:

🔹Ensine seu filho a não fazer brincadeiras arriscadas na água, não fingir afogamento e não nadar sozinho;
🔹Instale barreiras de acesso com trancas em áreas como reservatórios e piscinas,
🔹Prefira escolas e creches sem piscinas ou lagos para crianças menores de 6 anos;
🔹Matricule as crianças em escolas de natação com professores qualificados;
🔹Treine as pessoas responsáveis por cuidar da criança a nadar, resgatar de forma segura e a realizar manobras de reanimação se necessário;
🔹Ensine sobre as placas de proibição de praias e piscinas;
🔹No mar, fique longe de correntes e buracos.

✅ Lembre-se que acidentes são evitáveis pela prevenção!

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

Caravelas


🌊 As caravelas são mais comuns nas regiões Norte e Nordeste, já as águas vivas são mais comuns no Sul.

Com a chegada das férias o número de acidentes com crianças e esses animais aumenta bastante.

❗Primeiro é importante saber que a lesão causada não é uma queimadura e sim um envenenamento da pele provocado pelas toxinas dos tentáculos dos animais.

A gravidade da lesão depende da quantidade de veneno liberada, além da idade e sensibilidade do sistema imune da criança.

A maioria dos acidentes é leve e localizado, a região pode ficar avermelhada com edema e com algumas placas semelhantes à alergia.

O que fazer:
✅ Se necessário, tirar os tentáculos delicadamente sem apertar;
✅ Lavar imediatamente com água do mar (salgada) e gelada;
✅ Compressas com vinagre, soro fisiológico ou água termal (preferencialmente gelados para maior alívio);
✅ Manter a lesão longe do sol e aplicar filtro solar;
✅ Lesões maiores ou em crianças pequenas necessitam de atendimento médico para controle da dor e demais sintomas;
✅ Orientar as crianças a não tocarem nos animais, caso eles sejam vistos;

O que não fazer:
❎ Usar urina para limpeza do ferimento;
❎ Lavar com água doce;
❎ Limpar com sabonete;
❎ Passar limão ou álcool;
❎ Apertar a pele com a unha para retirar os tentáculos, isso impulsiona a liberação das toxinas;

⚠ Sintomas mais graves, que necessitam de atendimento médico incluem: dificuldade para engolir ou respirar, dores no peito, arritmias, náuseas, cefaleia e vômitos.

Porém é importante tranquilizar as famílias que não existem relatos de óbitos no nosso litoral.

Fonte: SPSP

Dica de filme

🎞 Baseado em fatos reais e disponível na HBO, a #dicadefilme de hoje conta a história de Vivien Thomas (Mos Def) um hábil marceneiro e Alfred Blalock (Alan Rickman) um médico pesquisador: juntos, eles mudaram a história da medicina e se tornaram os pioneiros na cirurgia do coração! ❤

Acidentes Evitáveis

👦 Entre 1 e 4 anos, o desenvolvimento neuropsicomotor adquirido pela criança vai permitir que ela observe mais o mundo adulto e imite o que vê as pessoas fazerem à sua volta. No entanto, o entendimento da relação de causa e efeito vai se desenvolver aos poucos. Ou seja, ela ainda não mede os riscos das suas ações corretamente.

🚧 Assim, caso a criança pequena suba alguns degraus de uma escada e caia, ela não vai entender que foi seu ato de subir e o seu desequilíbrio que provocaram aquela dor. Por isso, a ideia antiga de que a criança aprende a não cair, caindo, não é verdadeira!

A proteção passiva, o diálogo e o ensinamento dos riscos é que vão dar a ela, com o crescimento, a noção do perigo e da necessidade de proteção. Enquanto isso não acontece, precisamos manter a supervisão ativa do adulto cuidador. 👀

🔎 Logo ela vai tentar escalar os móveis, janelas e sacadas, além de ser capaz de empurrar cadeiras, brinquedos e objetos para tentar subir e alcançar novidades que a interessaram. Assim, além dos cuidados dos posts anteriores com as queimaduras, choques e afogamentos, são as quedas o motivo de maior preocupação nessa faixa etária.

▶️ Arrasta para o lado e confira as principais medidas de prevenção. 💌 Salva o post para consultar quando precisar e compartilha com uma família que você conhece!

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

Férias Escolares

🧩 Férias escolares é um tempo precioso para desfrutar de momentos de lazer e convívio familiar. Hora de recarregar as energias e se preparar para o segundo semestre do ano. 🤗

Por isso, trouxemos dicas simples de algumas brincadeiras lúdicas que são tão importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e podem ser praticadas em casa:

👶 Bebês (0 a 12 meses):

  • Brincar de esconder o rosto e depois mostrar novamente;
  • Cantar músicas e fazer movimentos com as mãos e o corpo;
  • Brincar com brinquedos que estimulem a visão, o tato e a audição.

👧 Crianças pequenas (1 a 3 anos):

  • Brincar de imitar animais e objetos;
  • Fazer construções com blocos e peças de encaixe;
  • Brincar de jogar e pegar objetos macios.

👦 Crianças em idade pré-escolar (3 a 5 anos):

  • Brincar de faz de conta, como de médico, de super-herói, de cozinheiro, entre outros;
  • Fazer desenhos e pinturas com diferentes materiais;
  • Brincar de jogos de tabuleiro simples.

👨Crianças em idade escolar (6 a 12 anos):

  • Brincar de jogos de raciocínio, como quebra-cabeças e jogos de memória;
  • Fazer atividades de arte e artesanato, como pintura em tela e modelagem em argila;
  • Brincar de jogos esportivos, como futebol, basquete e vôlei.

Lembre-se de que as brincadeiras lúdicas devem ser adaptadas às necessidades e interesses individuais de cada criança e que é importante oferecer oportunidades para que ela se desenvolva e explore o ambiente. Além disso, é importante brincar junto com a criança e oferecer estímulos positivos e encorajadores. 💕

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942