Rotavírus
🦠 O Rotavírus sempre foi o principal causador de diarreias graves em crianças pequenas no Brasil e na maior parte do mundo. 🙌 No entanto, com a chegada da vacina distribuída pelo nosso Programa Nacional de Imunizações, rapidamente reduzimos a quantidade de casos graves, internações e mortes pela doença, que hoje são raras, ainda bem! 🙏
👶 No entanto, para que este benefício conquistado continue, precisamos vacinar o maior número possível de crianças com a vacina disponível em todos os postos de saúde e locais de vacinação.
💧 Esta vacina é oral, em gotinhas, dada em 2 doses, sendo a primeira aos 2 meses e a segunda aos 4 meses de idade com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses e só pode ser aplicada em crianças até os 6 meses. 📅 Por isso, precisamos que todas nossas crianças sejam vacinadas no período correto, para que a diarreia continue sendo um evento pouco assustador e perigoso para elas.
🧼 Outras medidas para evitarmos a infecção por rotavírus incluem higienização adequada das mãos, principalmente após trocar fraldas e tocar em animais e antes de manipular/preparar os alimentos e amamentar.
Compartilha essas informações com uma família que é importante para você! 🙌
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942
