Dieta do Atleta


🏋 A dieta de uma criança atleta deve ser equilibrada e fornecer os nutrientes necessários para apoiar o seu crescimento, desenvolvimento e desempenho físico. 💪 Algumas recomendações incluem:

💧Hidratação: é importante que a criança beba bastante água antes, durante e após o exercício físico para evitar a desidratação.

🍞 Carboidratos: fonte importante de energia para o corpo e devem ser incluídos na dieta da criança atleta. Alimentos como pães integrais, massas, arroz, frutas e vegetais são boas fontes de carboidratos.

🍳 Proteínas: importantes para a construção e reparação muscular. Alimentos como carnes magras, ovos, leite e iogurte são boas fontes de proteínas.

🥑 Gorduras saudáveis: encontradas em nozes, sementes, abacate e azeite de oliva, são importantes para a saúde geral e para o desempenho físico.

🍌 Vitaminas e minerais: essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança. Frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios são boas fontes e devem fazer parte da rotina de alimentação.

❌ Alimentos processados e açúcares adicionados devem ser evitados, pois podem afetar negativamente o desempenho físico e a saúde geral da criança.

💡 É importante lembrar que a dieta de uma criança atleta deve ser personalizada de acordo com suas necessidades individuais e com a orientação de um profissional de saúde qualificado. 👩‍⚕️

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

HPV

💉 HPV: vacinar hoje para proteger o amanhã! 🦠 O HPV é um vírus super comum no nosso meio que pode causar diversos problemas de saúde. Desde verrugas até casos de câncer no colo do útero e nas genitais.

👀 Ao iniciar a vida sexual, os adolescentes terão seu primeiro contato com o vírus. Mesmo em relações com preservativo, o contágio pode acontecer.

💡Muitos pais acreditam que devem esperar esse momento para a vacinação. Mas é exatamente o contrário. Quando a criança ou adolescente é imunizado na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde, diminuímos em até 70% a chance deles desenvolverem esses tipos de cânceres quando iniciarem sua vida sexual!

👦 Por isso, a faixa etária recomendada é meninas de 9 a 14 anos e meninos com idade entre 11 e 14 anos.

🛡 A SBP recomenda, sempre que possível, que os pais prefiram a vacina HPV9. Disponível nas redes particulares ela tem cobertura contra 9 tipos de vírus. Também pode ser aplicada em mulheres até 45 anos e homens até 26 anos.

🛡 No SUS, ela também está disponível e confere proteção contra 4 tipos do vírus HPV, sendo administrada apenas na faixa etária recomenda de meninas de 9 a 14 anos e meninos com idade entre 11 e 14 anos.

💕 Vacinar é um ato de amor e proteção! Lembre-se que você estará dando ao seu filho(a) a chance dele ter uma vida mais saudável e livre de doenças no futuro!

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

Autoestima

🤗 Autoestima é a percepção que uma pessoa tem de si mesma e da sua capacidade de lidar com as situações da vida. Estimular a autoestima da criança é importante para que ela se sinta confiante e segura em suas habilidades e possa enfrentar os desafios da vida de forma positiva. Veja algumas dicas:

💜 Elogie e valorize cada conquista da criança e mostre que você está orgulhoso;

💜 Ajude seu filho a desenvolver habilidades e interesses, incentivando-o a praticar atividades que ele goste e que o façam sentir bem consigo mesmo;

💜 Ensine-o a lidar com as emoções e expressar seus sentimentos de forma saudável e positiva;

💜 Dê responsabilidades adequadas à sua idade, como cuidar de um animal de estimação ou ajudar nas tarefas domésticas. Isso ajuda a desenvolver a autoconfiança e a autoestima;

💜 Mostre que você o ama incondicionalmente, pelo que ele é, não pelo que ele faz, independentemente, das suas conquistas ou falhas;

💜 Ensine-o a respeitar a si mesmo e aos outros, valorizando as diferenças e evitando o bullying e a discriminação;

👉 Lembre-se que a autoestima é um processo contínuo e que é importante oferecer oportunidades para que a criança se desenvolva e explore o ambiente a sua volta. Além disso, é importante ser um modelo positivo de autoestima e autoconfiança para o seu filho.

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

Estratégias para acalmar

❎✅ Mito ou verdade? 😡 Quem nunca pensou em um dia estressante em descarregar sua raiva eu um saco de pancadas? Ou até mesmo correr o máximo que conseguir com uma música no último volume?! 🤔

📚 Saiba que um estudo da Universidade Estadual de Ohio (OSU), concluiu que estas podem não ser as melhores estratégias!

🔎 Os pesquisadores analisaram 154 estudos para determinar a forma mais eficaz de reduzir a raiva. Ao todo, mais de 10 mil pessoas participaram de diferentes sexos, idades, raças e culturas.

🏃 As atividades que aumentavam a excitação eram geralmente ineficazes na redução da raiva. Correr, em particular, foi o que teve maior probabilidade de aumentar a raiva, enquanto as aulas de educação física e a prática de esportes com bola tiveram um efeito de diminuição da excitação.

🧘‍♀️ Com isso, eles chegaram a conclusão que se envolver em atividades que diminuam a excitação com técnicas de atenção plena, meditação e yoga são as melhores opções para acalmar o corpo e reduzir a raiva. Em um mundo cada vez mais agitado e estressante não é fácil parar e respirar, mas isso faz toda a diferença! 💚

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

Merenda escolar

🎒 Mais do que alimentar e nutrir para promover o desenvolvimento físico e cognitivo. o que as crianças consumem na escola, pode moldar seus hábitos alimentares por toda a vida.

📚 Um estudo publicado no JAMA Pediatrics mostrou que a prevalência de obesidade entre jovens de 2 a 19 anos nos Estados Unidos de 2017 a 2018 foi de 19,3%. Estudos anteriores sugeriram que o consumo de merenda escolar estava associado ao aumento da obesidade.

✍ Desde que foi implementada nos EUA a Lei de Crianças Saudáveis e Sem Fome, muita coisa mudou e para melhor! Pois isso fortaleceu os padrões nutricionais das refeições escolares.

👦 Este estudo que teve como objetivo a associação entre a lei criada e o índice de massa corporal (IMC) das crianças, avaliou cerca de 14.121 jovens de 5 a 18 anos contribuindo com 26.205 medições de IMC.

📉 Foi percebido uma diminuição significativa na mudança anual na pontuação z do IMC no período após a implementação da lei, em comparação com o período anterior à implementação.

⚖ As descobertas do estudo mostram o quanto as políticas adicionais são necessárias para melhorar a qualidade da refeição escolar de todas as crianças.

A merenda escolar saudável é uma responsabilidade compartilhada entre governos, escolas, famílias e a sociedade como um todo. Investir em uma merenda escolar de qualidade é investir no futuro das crianças! 🍎👏

Fonte: JAMA Pediatrics

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

Esportes de Contato

🥅 O futebol é um dos esportes mais preferidos pelas crianças. Elas precisam somente de habilidades motoras básicas como arremessar, pegar, pular, correr e chutar para participarem de uma partida recreativa.

⚽ Tanto o futebol de campo, quanto de salão (futsal), é considerado uma modalidade que promove não só a Iniciação esportiva como também a inserção social e deve ser estimulado pela família como um instrumento de disciplina, diversão, socialização e promoção da atividade/aptidão física e saúde.

Entretanto, por ser um esporte de grande contato, os riscos de colisão e acidentes são altos. Além disso, existem os riscos relacionados às circunstâncias do treino/jogo como a presença ou ausência de supervisão, estresse térmico, condições do piso e a segurança das estruturas que compõem as traves do gol.

😔 Infelizmente, em 2022, ocorreu um acidente fatal com uma adolescente de 11 anos em um condomínio em Porto Alegre, RS. A mãe que é pediatra, mobilizou autoridades municipais e em 17 de abril de 2023 foi publicada a Lei nº 13.438, que exige a fixação das traves em espaços públicos.

👀 Mesmo que raras, são tragédias que podem ocorrer em praças públicas, campos recreativos de clubes, escolinhas de futebol, playgrounds de prédios, campos de várzea e em espaços improvisados.

👉 Algumas orientações aos pais para que evitem esse tipo de acidente:

📌 Ensine as crianças a não se apoiarem, não se pendurarem nas traves e nem subirem pelas redes ou nas armações da traves;
📌 Confira sempre a fixação e estabilidade das traves em todos os locais que citamos.

Compartilha o alerta com outros pais que você conhece! 🙌

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

Cardiologista

Ser cardiologista é…

❤ Cuidar do coração dos pequenos
💙 É saber que um coração saudável é principalmente um coração feliz.
💛 É ter uma grande missão!

Agradeço pela escolha da minha profissão, não poderia me sentir mais realizada do que sou.

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

Criança na escola

🎒 Estimular as crianças a estudarem pode ser um desafio para muitos pais. Por isso, trouxemos no post de hoje, algumas dicas:

‍🎓Comece estabelecendo horários e uma rotina diária de estudos;

‍🎓Crie um ambiente de estudo adequado com uma mesa e cadeira confortáveis, boa iluminação e sem distrações, para tornar o estudo mais agradável e produtivo;

‍🎓 Após um período de estudo ofereça pequenos incentivos para motivar a criança a estudar;

‍🎓 Fazer conexões do conteúdo estudado com a vida real pode tornar o estudo mais interessante e relevante;

‍🎓Usar recursos divertidos, como jogos educativos é uma ótima opção para tornar o estudo mais envolvente;

‍🎓Seja exemplo, demonstre interesse pelo aprendizado do pequeno;

‍🎓Converse com o seu filho e explique sobre a importância do estudo e como ele pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos no futuro;

‍🎓Respeite o ritmo da criança, pressioná-la demais pode causar estresse e ansiedade.

💡 E o mais importante: cada criança é única e pode responder de maneira diferente a diversas estratégias de estudo. É importante experimentar diferentes abordagens e encontrar o que funciona melhor para o seu filho!

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

Produtos infantis sem parabenos

⚠ Os parabenos são conservantes químicos comuns encontrados em muitos produtos de cuidados pessoais, incluindo produtos infantis. Eles são usados para prolongar a vida útil dos produtos, mas há preocupações de que eles possam ser prejudiciais à saúde, especialmente em crianças.

👉 A utilização de ingredientes questionáveis nos itens do dia a dia pode causar desde alergias e coceiras a problemas mais graves, que serão notados somente depois de anos de uso.

Por isso, trouxemos no post de hoje, algumas dicas de produtos infantis sem parabenos:

🧴 Shampoo e condicionador: existem muitas opções disponíveis no mercado, incluindo marcas como Babyganics, Burt’s Bees e Honest Company.

🧴Loção para o corpo: muitas loções para o corpo infantil também são livres de parabenos, como a linha de produtos da marca Aveeno Baby e Mustela.

🧴Sabonete líquido: todos da linha de produtos da marca Mustela.

🧴Creme para assaduras: produtos da marca Boudreaux’s Butt Paste.

🧴 Protetor solar infantil: linha de produtos da marca Thinkbaby.

🔎 É importante ficar atento e ler os rótulos dos produtos cuidadosamente para garantir que eles sejam livres de parabenos e outros ingredientes potencialmente prejudiciais.

🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942