Gripe, COVID ou dengue
😪 De sintomas semelhantes, o quadro respiratório é a principal forma de diferenciar a gripe, a dengue e o Covid-19. Afinal, sintomas respiratórios, como dor no peito, falta de ar, tosse, alterações do olfato e paladar não estão presentes na dengue.
👩⚕️ Os pais devem ficar atentos e na presença de sintomas, o recomendado é levar a criança ao Pediatra e nunca automedicar o pequeno. Já que o tratamento dos sintomas será diferente em cada um desses casos.
😤 A gripe é uma doença causada pelo vírus da influenza e conta com centenas de mutações. Por esse motivo, a vacina é atualizada anualmente. Esse ano, a campanha anual será antecipada devido ao aumento no número de casos. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas estão no grupo prioritário e podem se vacinar a partir de 25/03, de acordo com o Ministério da Saúde.
🤕 A Covid-19 é uma infecção causada pelo coronavírus Sars-CoV-2. Atualmente, a doença pode ocorrer inclusive sem sintomas. A vacina também é a melhor forma de prevenção de quadros graves, crianças de 6 meses a menores de 5 anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema de 3 doses nos postos de saúde.
🤒 Já a dengue, causada pela fêmea do Aedes aegypti, tem como prevenção os cuidados com a higienização para evitar a proliferação do mosquito, uso de repelente e a vacina que está sendo aplicada nos postos para crianças de 10 e 11 anos e na rede particular a partir dos 4 anos de idade.
E você, sabia diferenciar essas doenças? Compartilha com alguém que você conhece! 🙏
🩺 Dra. Gabriela Aires Ribas
Pediatra e Cardiologista Pediátrica
RQE 33941/ 33942

